Você sabia? Chaves impediu estreia de Rebelde no SBT, em 2005

rebelde e chabes

No ano de 2005, o SBT estava prestes a realizar uma drástica mudança em sua programação no início da noite. Mesmo consolidado no horário, o contrato para a exibição do seriado “Chaves” não seria renovado por conta do alto valor imposto pela Televisa. O SBT já estava decidido em colocar uma novela mexicana inédita no lugar: “Rebelde” foi a escolhida para substituir Chaves, Quico, Chiquinha e a turma da vila.

Porém, nem tudo saiu como planejado. A notícia da não-renovação do contrato foi vazada e os fãs de “Chaves” iniciaram um protesto enviando diversos e-mails solicitando à emissora que continuasse exibindo o seriado. O site da emissora chegou a ter problemas técnicos por conta do excesso de reclamações dos fãs, de acordo com o jornal O Estado de São Paulo.

Ainda assim, as chamadas anunciando a estreia de “Rebelde” começaram a ser veiculadas. O dia e horário chegou a ser escolhido e divulgado nos breaks do canal: 16 de maio, às 18h. Os resumos dos primeiros capítulos da trama chegaram até a ser incluídos nas revistas sobre novelas.

Eis que chega o dia e horário anunciado. Os jovens que esperavam pela trama dos adolescentes rebeldes estavam frente à televisão, esperando a novela começar. Mas não foi o que aconteceu: às 18h entrava no ar mais um episódio de “Chaves”. Batalha vencida pelos fãs do menino em situação de barril. “Rebelde” viria a estrear apenas no dia 15 de agosto daquele mesmo ano, e no horário das 17h30, como mostra esta chamada:

 

Em meio a isso, o contrato do SBT com a Televisa foi renovado por mais três anos, e a emissora de Sílvio Santos manteve Chaves na grade de programação por muito mais tempo. De acordo com a Folha de São Paulo, aliás, Sílvio passou a pagar US$ 1,5 milhão por ano para continuar com o programa em sua grade. O triplo do que era pago até o momento.

Chaves e sua turma foram remanejados para às 12h45, elevando os índices da emissora de 10 para 15 pontos e chegando a alcançar a liderança contra o Globo Esporte. Com o sucesso crescendo cada vez mais, Sílvio logo tratou de exibir o seriado em dois horários: além da hora do almoço, o seriado voltou para às 18h. “Rebelde” passou a ser exibida logo após o seriado, às 18h30, evitando o enfrentamento com “Malhação”, que estava no auge de seu sucesso com o público adolescente.

Classifique esta notícia:
5/5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS